18.4.11

Cidade do Cabo IV (Cabo da Boa Esperança e Cape Point)

Era o único sítio a que eu queria mesmo mesmo ir. Daquelas coisas meio parvas, de adolescente, de querer pisar o mesmo solo que os navegadores, ver com assombro as escarpas que eles viram, sentir os ventos relatados e imaginar o que seria, há tantos séculos atrás, em caravelas de madeira, passar meses no mar e enfrentar as correntes e ondas, em busca do desconhecido.
Factos curiosos: há dois Padrões de navegação ao pé do Cabo (que eles pronunciam Padroas, go figure) e o pobre do Bartolomeu Dias é conhecido por Bartolomeu Daias. Valha-nos o nome de Vasco da Gama, que não foi adulterado.
Há uns 20 anos, participei num concurso sobre as Descobertas, sendo que tive de decorar os nomes dos navegadores todos e datas importantes, os instrumentos de navegação, decorar textos para uma peça de teatro alusiva aos Descobrimentos, etc… se calhar ficou-me daí o fascínio.
Depois deste desvio do assunto, voltamos ao Cabo da Boa Esperança…
Se na Cidade do Cabo estavam 26 graus, no Cabo estavam uns 10 e um vento absolutamente incrível. Ao ponto de quase não se conseguir andar e de tornar a tarefa de tirar fotos quase impossível. Ao contrário do que se pensa, o Cabo da Boa Esperança não é a ponta mais a sul do Continente Africano… nem é onde o Oceano Indico e Atlântico se juntam…. Esse local fica a 200 kms de distância do Cabo.
Não obstante, o Cape Point (a ponta mais a sul junto ao Cabo da Boa Esperança) e o Cabo da Boa Esperança são aceites pelo que não são por todos e celebrados pela relevância histórica que têm. E eu fiquei tão contente que só me ria e dizia disparates, como estivesse bêbeda… Subi a rampa/escadaria de acesso ao farol em metade do tempo das minhas companheiras (estava possuída) e fiquei lá em cima que tempos, a ser completamente despentada (o guia bem dizia que o Cabo era democrático, tornava qualquer cabelo num «bad hair day») e a observar e a absorver.
Já mencionei que adorei?!









4 comentários:

  1. Lindíssimo. Ando desertinha para ir à África do Sul. PS: percebo essa coisa meio parva de querer ir aos sítios e ficar estupidamente contente.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!! A foto do cabelo é pra poster! Adorei as fotos, a descrição e entendo o "fanatismo", eu sabia os Lusíadas quase que de cor. Muito fixe!

    ResponderExcluir
  3. Sãozinha,
    Não estava de todo na minha lista de prioridades mas confesso que fico bem contente de lá ter ido. E eu fico tantas vezes estupidamente contente... principalmente quando viajo.

    Andorinha,
    Ou não gostassses tu de laurear a pevide tanto como eu! Eu também gosto imenso da foto do cabelo, acho que está mesmo gira (principalmente porque quem me conhece reconhece-me mas quem nunca me viu fica na mesma)!

    Parisca,
    Obrigada!

    ResponderExcluir