26.10.11

Malta

Em geral, gostei de tudo! Mas vamos lá ao breakdown...

A comida.
Com a ajuda do tripadvisor jantei lindamente todos os dias. Comida mediterrânica, peixe, frutos de mar e pastas. Todos os dias rebolava para a cama. Só não venho com mais 5 kilos porque andei para cacete...

A companhia.
Convenci a F. A vir comigo (não foi difícil) e passámos uns belíssimos dias. A nós juntou-se no dia completo livre uma colega de trabalho e foi uma paródia o dia todo, à chuva. Andámos de um lado para outro em autocarros abertos com debaixo de chuvadas sucessivas. De chorar a rir... Essa colega é da Estónia e tem uma história de vida muito diferente (nascida na USSR, assistiu ao seu desagregar quando estava na Faculdade) e fascinante. Ela é todo um post à parte.

Mdina.
A antiga capital de Malta parece tirada de um filme. É uma cidade completamente fortificada e cheia de ruas estreitas, super limpas, labirínticas, todas iguais (a pedra mais abundante é limestone (calcário) pelo que todos os prédios e casas, sejam privadas ou públicas, têm a mesma tonalidade amarela. Várias esplanadas, palacetes e igrejas. Vários pátios pejados de limoeiros e laranjeiras.



















Valetta, Sliema & 3 Cities.
Gostei muito. Um mix entre Europa e Norte de África/Médio Oriente que é mesmo muito interessante. Há ruas em que parece que estamos na baixa Lisboeta e duas ruas a seguir parece as ruas do Egipto (mas limpas). A isso junte-se a presença omnipresente do mediterrâneo, portos em todo o lado, a lingua maltesa que parece árabe (segundo um local, e parecidíssima com Sírio, aliás entendem-se perfeitamente) mas que se escreve com o abecedário e tem-se uma mistura muito especial.























Os templos de Hagar Qim & Mnajdra.
Sao os mais antigos templos "free-standing". Mais antigos que as pirâmides, colosso de Rodos ou Stonehenge.
Impressionante como sem máquinas o homem levantou pedras com 20 toneladas.








Ficou por ver / fazer da minha lista
Interagir mais com locais (embora tenha metido conversa com toda a gente sempre que pude - fiquei a saber que podia perfeitamente passar por Malti! Já não me bastava parecer Espanhola, Italiana e Turca, dependendo de onde esteja, agora também passo por Malti)

As ilhas de Gozo e Comino

O  Hypogeum (só havia bilhetes para depois do meu regresso).


Os momentos memoráveis.
Nadar no mediterrâneo às 8 horas da manhã de um final de Outubro e a água límpida e transparente estar à temperatura da do Algarve em Agosto... Demorar 2 segundos a entrar e ficar 30 minutos lá dentro que nem uma pata e nem o ter dado com um joelho numa rocha me fez sair da lá mais depressa.

Sentada numa esplanada em Sliema bebendo um mojito, gozar durante 1 hora o pôr do sol em Valetta. Ver o céu passar de azul a rosa e depois a laranja e vermelho e o efeito dessas transformações na pedra amarela usada em todo o lado. É bom andar de uma lado para o outro a tentar ver o máximo (eu sou muito apologista de acabar (mini ou maxi) férias estoirada) mas há momentos de pausa e calmaria que valem tanto...

Et voilá!

3 comentários:

  1. Ai tã lindo, ai que marabilha, ai calhaus velhos, ai ruas mai giras, ai qu'imbeija, ai cenas do Indiana Jones, ai que tenho de ir a Malta, ai qu'imbeija (já disse e repito). uau.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI! Que bonito!! Gostei mesmo mto, esta fotógrafa anda a melhorar a olhos vistos pah! Muito fixe mesmo, só de ver esse sol todo fiquei logo bem disposta. Nadar logo às 8 da manhã é algo q normalmente nao me assiste, mas que tenho a certeza que vou fazer contigo em Fevereiro e vou curtir MILHOES como diz o outro :D
    Eu sei que não devia andar aqui a procrastinar, mas valeu bem a pena :D
    Inbejinha tenho, mas pronto, Malta terá de aparecer no meu mapa mais tarde ;))
    (vais dar cabo de mim nas Filipinas, and I'll love it, adoro encher os meus dias e sentir que fiz mtooo! Mto fixe, mesmo. Pronto, agora vou mesmo bulir!)

    ResponderExcluir
  3. Izzie,
    É isso mesmo, não diria melhor. Indiana Jones «sums it up». Estás lá! Vale bem a pena!

    Andorinha,
    Ando a tentar competir com dona Andorinha, máquina sempre a bombar!! Vamos ter cá uma competição nas Filipinas. E sim, vais acordar com os galos e deitar com as hienas. Vais chegar toda partidinha a casa e espero que valha muitíssimo a pena! Cá por mim, vamos a todas.

    ResponderExcluir