29.2.12

Das férias (V) - Malaca


Ou Melaka

De antiga cidade Portuguesa nem sinal... Achei Melaka uma cidade simpatica, com um canal central muito giro e cheio de casas com pinturas maravilhosas debrucadas sobre ele como que num abraco. 

Muita vida na rua, muitas lojas com artesanato, muitos food markets e bastantes turistas. Experimentámos um restaurante local onde comemos uns caranguejos com molho de coco, gengibre, coentros e lima que eram qualquer coisa! Tinha um aspecto atascado e manhoso, mas estava tão cheio de malta local que tinha de ser bom.... E oh se era! Gostava de ter guardado o nome, mas estava demasiado entretida a lamber os dedos...

Melaka tambem ficara registada como a cidade em que a Sofia fez o gostinho ao dedo e se alojou num " real backpackers hostel"... O que significou, claro, pagar pouquíssimo e dormir pessimamente!! Por isso é que so os backpackers lá ficam... O nosso quarto tinha uns colchões que tinham as molas todas maradas e a janela dava para.... Chinatown!! Ate às 3h ouvia-se a malta chinesa trabalhar e conversar e a partir das 4h ouvia-se a malta chinesa a trabalhar e a conversar! E a descarregar mercadoria.... Perfect!! Foi o primeiro e ultimo hostel em que ficámos nas nossas 3 semanas. Como me farto de dizer, sou muito aventureira mas quero colchão, sanita e duche decentes!

No segundo dia em Melaka, entre outras coisa, quisemos ver o Portuguese settlement, que eu supunha ser um bairro antigo "tipicamente português".... Pois bem, nada disso!! Nós somos um povo muito à frente!!! Saimos da Malásia ha mais de 500 anos mas o portuguese settlement parece a Verdizela/Marisol/ qualquer bairro de vivendas dos anos 60/70!!! Vivendas baixas, todas diferentes, o belo do estendal na rua, o azulejo com a N.S. de Fatima na porta... You name it!! É um verdadeiro milagre. Temos a Jalan (Rua) Teixeira, Albuquerque... Enfim! Um fartote de rir... Demorámos quase uma hora a lá chegar a pé debaixo de uma torra infernal e no final... Estava na Verdizela. No comments!

















3 comentários:

  1. Eu tenho de vos dizer isto: estou a ler os relatos (em stereo) e juro que não conseguia. Não há indivídua mais coninhas que eu, e acho que nem conseguia enfiar todos os meus pertences numa mochila, quanto mais andar a carregar a dita. E não lido bem com a incerteza, e coiso, e nhénhé. Sou uma coisinha. Mas estou a adorar.

    ResponderExcluir
  2. Andorinha,
    Sopinha e da boa! Até a Mafalda se lambuzaria!

    Izzie,
    Conseguias pois; isto e o resto que aí vem! Era só juntares-te a malta como nós, a quem claramente falta um parafusinho e pronto, estava feito!

    ResponderExcluir