1.2.12

Vik

Muito interessante!

Não foi uma exposição de fotografia habitual. este artista usa elementos «pouco usuais» e não nobres para a maioria das suas composições, e é isso que torna as fotos especiais. Não são os ângulos ou iluminação ou tratamento digital que as torna distintas, mas sim os materiais empregues.


 Foto de uma catadora de lixo. O quadro é todo feito à base de desperdícios (aka lixo) retirado da lixeira onde a senhora retratada vive/trabalha. Não se consegue perceber, mas há milhares de chinelos, sapatos velhos, pneus, arames, bidons e sacos na criação desta composição. E em nada a expressividade e emoção se perdem.


 Esta composição é toda feita em diamantes sobre um fundo negro. Foi patrocinada por uma sociedade de exploração de diamantes para um evento de beneficência.

 Idem


Detalhe de uma parte de um retrato do mapa-mundo feito exclusivamente com desperdício informático (o mapa ficou péssimo na foto que tirei com o telefone). Isto é a parte da América Latina...



Mais um pormenor de uma composição (com um tema bélico) todo composto de soldadinhos de plástico de brincar.


 Esta toda feita à base de brinquedos vários...

Estas todas são feitas com pedacinhos de papel (e ao fundo vê-se uma foto de um soldado - o tal feito com os soldadinhos de plástico em cima)


 Açúcar sobre fundo negro


 Mais lixo


 Mais açúcar


 Chocolate líquido


Fios de costura (não consigo endireitar a foto)



Fico com pena que uma exposição de fotografia estivesse tão mal iluminada (cheia de lâmpadas que provocam reflexos em vez de luz difusa) e que os vidros que protejam as fotos não fossem anti-reflexo, já que ou eu (e toda a gente) enfiava o nariz nas fotos ou via tudo cheio de pessoas e luzes e reflexos «dentro» e misturada com as fotos.

Mas gostei muito.

3 comentários:

  1. O documentario Wasteland que aborda o trabalho com os catadores de lixo no Brasil e muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não me lembrava do nome! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Vik Muniz é um génio. Adorei esta exposição.

    ResponderExcluir