7.2.11

Piropos / torcicolos

Ontem no regresso ao hotel a meio da tarde, vim a andar parte do caminho atrás de um grupo de 4 raparigas que deviam ter entre os 17/20 anos. Vinham a conversar e a rir. Nada de especial no vestir, a não ser que todas vinham de pernas a mostra. Duas de calcões e duas de saia/vestido.

E eu atrás delas vim a apreciar o espectáculo. A quantidade de homens (miúdos e graúdos) que se meteram com elas ou ficaram a olhar para elas impressionou-me. Muitos olhavam sem qualquer tipo de pudor, alguns teciam comentários. Um em especial, quase chocava comigo por estar a andar para a frente mas a olhar para tras.

E achei este fenómeno curioso. Em Amesterdão raramente (para não dizer nunca) me lembro de assistir a episódios destes. Não sei se por lá os homens são muito mais frios / discretos ou mais respeitadores ou menos caçadores. Não sei, mas lá que é bem diferente, isso é.

5 comentários:

  1. Se calhar os holandeses acham (e bem) que esse tipo de comportamento é deplorável. Eu acho. Às vezes são fulanos com idade para serem pais das miudas, que nojo. Uma vez assisti a uma cena, miúdas de liceu, verão, todas muito fresquinhas, e não havia marmajão que não virasse a cabeça com ar guloso. Um papalvo até travou o carro e fartou-se apitar. As if. Tadinhas das catraias.

    ResponderExcluir
  2. Não é só isso. Acho que nem sequer lhes passa pela cabeça e não tem que ver com educação (ou falta dela). Culturalmente, não existe. E concordo que é um comportamento deplorável, mas enquanto já não miúda e portanto não sujeita a esse tipo de coisas, olho-o do ponto de vista de curiosidade cultural.

    ResponderExcluir
  3. Não te esqueças que cá o sol não abunda e como tal não costumamos andar tão "frescas". Por outro lado, estes tipos encaram a nudez com uma pinta do caneco, lembra-te dos SPAs. E não mandam bocas que tu ouças, mas já ouvi dizer baboseiras depois das miúdas passarem. Pra rematar, essa coisa de mandar bocas às gajas aqui valia-lhes um ganda bofetadão das holandesas, e elas são grandes...
    É uma coisa mesmo mto latina. Em Itália a fita é a mesma, e em Espanha idem. Mas no Porto são mesmo descarados e "loud".

    ResponderExcluir
  4. É cultural. Uma mulher não pode sair à rua no Porto. Pronto.

    Apesar de tudo, acho que já foi pior... Ou sou eu que estou a ficar velha.

    ResponderExcluir
  5. É bem verdade!!! Talvez por essa razão e outras tantas é que os pais vão buscar as(os) meninos aos colégios. Já tem idade para andarem sózinhos na rua mas nunca estão livres de lhes aparecerem uns "cromos" como esses.

    ResponderExcluir