26.7.11

Santa Luzia (Viana do Castelo)

Não vimos a cidade, já sabíamos que não teríamos tempo. Ainda demos um giro rápido pelo centro, mas não conta...

Mas fomos até lá jantar (ao Restaurante Camelo - segundo o namorado, o arroz de cabidela estava óptimo (não consigo comer e por isso não sei) e o meu bife de carne barrosã, embora tenro, tinha falta de sabor. A sobremesa, um bolo de bolacha com base de pudim em vez de manteiga, estava excelente) e, de caminho, ver o Santuário de Santa Luzia.

De acordo com a wikipédia, a Basílica ou Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia está situada no alto do monte deste nome, na cidade de Viana do Castelo, donde se vislumbra uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso. O projecto da igreja é do arquitecto Miguel Ventura Terra com óbvia inspiração na Basílica de Sacré Cœur em Montmartre, Paris.

O início dos trabalhos foi em 1903 por iniciativa do padre António Martins Carneiro. Ventura Terra seria substituído em 1925 pelo arquitecto Miguel Nogueira que orientou a última fase das obras. Edificada sobre uma planta em forma de cruz grega. A sua arquitectura tem elementos neo-românicos, bizantinos e Góticos.
O santuário só ficaria concluída em 1943, embora tenha sido aberto ao culto em 1926.
Confirmo a imponência do espaço, a beleza das vistas (e o pôr-do-sol, upa, upa!!) e fiquei muito admirada por saber que é um monumento tão recente. Isto também é obra pública (não é só escolas, hospitais e auto-estradas) e embora não sirva, talvez, um propósito tão «real», a beleza enquanto valor também deve ser defendida. Gostei muito.








Um comentário:

  1. A minha avo eh minhota... dai. A tipica mulher dai... pequenina, redondinha de olho verde e cabelo claro. Tenho muitas saudades dela. Obrigado pelas imagens que me fazem recordar.

    ResponderExcluir