27.2.12

Das férias (II)

The good, the bad and the Ugly (na terminologia da I.(zzie))

The ugly:
O lixo. Nas praias, nas cidades, nas vilas. Ao lado dos melhores e maiores Resorts amontoa-se lixo às pazadas. Em algumas praias, é impensável entrar na água de tanto lixo que tem. E os areais. Uns de areia branca e outros de areia negra vulcânica pejados de detritos. Uma pena e uma dor de alma.

The bad:
A pobreza; inevitável e incontornável. Não tão mau como noutros países, mas ainda assim vê-se em todas as esquinas, se não se escolher ignorá-la. Está lá, à espreita em cada esquina.

Os corais mortos no Bali. Resultantes de pesca com dinamite. You read it right... quilos e quilos de coral morto nas praias. Um drama e uma tristeza. Um cenário que está a mudar graças ao esforço das escolhas de mergulho e snorkeling, que já perceberam que o potencial do turismo é muito maior do que o ganho com a pesca fácil. Segundo ouvi dizer, pagam aos pescadores para não usar dinamite.

A Andorinha ter perdido o money belt com o passaporte, cartão de crédito, carta de condução e o meu cartão de memória com as fotos dos primeiros 10 dias de viagem. Tudo se resolveu mas foi um stress que ambas tínhamos dispensado. 

The good:
A companhia: Os farrapos (quase) todos reunidos. Um pedido de casamento e grandes momentos de festa e convívio. 14 pessoas que conseguiram dar-se bem, não stressar, não entrar em conflitos ou mesquinhices. 14 pessoas verdadeiramente felizes por se (re)verem, por estarem juntas, por conversarem e aproveitarem o privilégio do reencontro do outro lado do mundo.

A Andorinha: Desde o filme da perda das coisas, ao cair 4 vezes em menos de 12 horas e ficar com o corpo feito num fanico, ao meter conversa com tudo o que mexe... Grande, grande companhia de viagem. Meio destrambelhada e taralhoca, alinha em tudo e, apesar de estar fora de forma, nunca diz que não ao plano ou ideia mais estouvada e vai a todas. Meteu-se comigo numa scooter (eu nunca tinha conduzido uma scooter com 2 pessoas) enquanto eu conduzia pela esquerda pela 1ª vez e num país de loucos ao volante sem se queixar, arrastei-a para o snorkeling que ela nunca tinha feito e adorou. Etc, etc, etc... 5 estrelas. Quase um mes de convivio diário e nunca me deu vontade de a lancar aos peixes! 

Os custos:
Viajar na Ásia é baratíssimo. Excluindo os voos, a vida por lá é mesmo económica. Gastei em 3 semanas o equivalente ao que gasto numa semana de férias na Europa. E fiz compras como se não houvesse amanhã...

A Ásia:
Mas esta parte tem de se lá ir em parcelas. E com fotos. A seguir-se assim que consiga (estes posts já estavam escritos).





5 comentários:

  1. Tu já me tinhas dito que nunca tinhas conduzido uma scooter com duas pessoas? Fininho! Fininho! Fininho!!!

    ResponderExcluir
  2. É perfeitamente possível que, por um mero acaso, tenha esquecido de te mencionar esse pequeníssimo detalhe... fininhos?! Razias!!

    ResponderExcluir
  3. Pronto, já tenho babete posto, pode começar o desfile de fotos :D

    ResponderExcluir
  4. BEM me parecia!!! GANDA MULHERI carago! Pois olha que eu nao fazia a mais pálida ideia, tu realmente nunca dás parte de fraca :D

    Izzie, não há fotos minhas a cair, é só pra avisar. E olha que foram dignas de filme.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não há, porque algumas delas foram, de facto, dignas de serem gravadas para a posteridade!

    ResponderExcluir