27.2.12

Das férias (IV)


Batu Caves / Thaipusam

As Batu Caves são um local de peregrinação e adoração hindu e estão localizadas nos arredores de KL (a cerca de 15kms do centro). Normalmente não tem grande atractivo, mas uma vez por ano ocorre o Thaipusam, o maior festival Hindu fora da Índia. E eu tive a imensa sorte de la estar a assistir. Mais de um milhão de pessoas, um assalto aos meus sentidos... Os cheiros, as cores, as impressões sensoriais provocadas pelas diversas manifestações de fé a que assisti são difíceis de descrever... Tal como alguns católicos, que se torturam como forma de se relembrarem dos sacrifícios feitos por Cristo em nome do homem, nomeadamente através da utilização do cilício, no Thaipusam via-se dezenas de pessoas com ganchos a perfurar a pele, onde carregavam cocos, limas, ou de onde saiam cordas que eram seguradas por outras pessoas que refreavam a marcha do "penitente". Outros tantos carregavam altares na cabeça que mantinham equilibrados através de ferros ou varetas que se espetavam no peito e costas. Outros ainda pareciam estar em transe porque tinham os olhos vidrados e revirados, línguas pintadas de vermelho sempre de fora enquanto transportavam oferendas (experimentem manter a língua de fora durante mais de 2 ou 3 minutos e ficam com uma ideia do quão difícil e fazê-lo durante horas a fio debaixo de 40 graus).Tirei umas fotos de revirar o estômago, mas ficaram perdidas algures no Bali quando roubaram o money belt da Sofia... Sei que passei la quase 4 horas debaixo de um calor monstro e quase não dei pelo tempo passar, excepto pelo cansaço emocional! Foi o festival de uma vida, uma experiência única e inesquecível.

















4 comentários:

  1. eu já estive na china em agosto e sei o que é um calor horrível, uma humidade horrível e quase não conseguir respirar. como essa gente consegue fazer isso das línguas de fora e essas coisas espetadas no corpo??. é incrível, eles têm uma noção da vida completamente diferente da nossa.

    ResponderExcluir
  2. Não sei como o fazem, mas também há tanta coisa feita em nome da fé que eu não consigo explicar... mas sim, sem dúvida que têm um conceito de vida bem diferente!

    ResponderExcluir
  3. Tinha um fanico de nervos mal visse o primeiro todo espetadinho.

    ResponderExcluir
  4. Não tinhas não. Provavalmente ficavas meio em estado de choque como nós e só começavas a reagir ao retardador! É impressionante, mas não os vês com cara de dor ou sofrimento... estão alheados, em êxtase, fora de si mesmos. Faz toda a diferença no impacto imediato.

    ResponderExcluir